top of page
-
Leitura e escrita: diferentes perspectivas para o ensino e a aprendizagemO livro que você tem nas mãos nos ajuda a repensar a educação, considerando e respeitando diferentes realidades e procurando encontrar formas de lidar com elas da maneira mais produtiva possível. Os trabalhos apresentados aqui nos mostram a importância da intervenção do professor na aprendizagem e na avaliação do sistema escolar. Para que seu trabalho tenha os resultados esperados, é preciso que o professor tenha uma formação sólida no que diz respeito à sua área de expertise, assim como nas teorias e práticas relacionadas à aprendizagem. Além disso, é fundamental também a presença nas escolas de profissionais capacitados a lidar com demandas específicas, tais como a deficiência auditiva, visual, motora, cognitiva, entre outras. Os conceitos de alfabetização e de letramento, tão bem abordados neste material, nos alertam para a relevância de uma concepção ampla e inclusiva da educação.
-
A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeirasO objetivo desta obra é ampliar e aprofundar o debate em torno da aprendizagem e do ensino da escrita, levantando as seguintes questões: Quais são os significados e interesses envolvidos em uma (ação de) escrita? Como se dá o desenvolvimento de identidades na escrita? Como podemos promover um ensino (e, por conseguinte, uma aprendizagem) eficaz sobre a escrita? São estas, portanto, as três grandes interrogações que o conjunto dos textos aqui reunidos tenta responder.
-
Discursos, ideologias e representações sociais"Nosso principal interesse neste livro é oferecer uma contribuição ao campo de estudo das representações sociais e, com esse fim, apresentamos, paralelamente aos seus aspectos teóricos e metodológicos, discussões que entrecruzam duas amplas áreas do conhecimento, a saber, a Educação e a Linguística Aplicada.
-
Educação na contemporaneidade: políticas e gestão dos sistemas e da escola públicaEsta obra, ao desenvolver análises sobre vários ângulos das políticas educacionais na contemporaneidade, ganha relevância porque vem a público em uma hora oportuna, considerando que estão sendo realizadas discussões sobre a elaboração do Plano Nacional de Educação (PNE), cujo teor vai definir os horizontes da educação brasileira para essa segunda década do século XXI. Outra importância fulcral da obra reside no esforço empreendido pela maioria dos autores na análise de políticas locais, o que pode contribuir para uma compreensão mais adequada dos processos educacionais, desenvolvidos no âmbito do sistema, e indicar possibilidades de melhoria na educação […]. Esse é o aspecto mais relevante do livro porque, embora o local esteja em articulação com o global, é importante procurar evidenciar as particularidades do que ocorre na esfera local, para explicitar as suas especificidades, sem, contudo, perder de vista as determinações gerais da política. A referida obra, com essas características, trará contribuições inestimáveis para a produção do conhecimento na área […]. Demarca-se, por último, que o livro contém reflexões desafiadoras sobre temas que estão na agenda das políticas educacionais e das práticas pedagógicas e de gestão que se materializam no âmbito do sistema educacional, em todos os níveis. A sua leitura é recomendada, portanto, a todos os profissionais que defendem uma educação pública de qualidade e fundada em princípios democráticos.
-
Educação & TecnologiaO livro não foi achado.
-
Enter your answer here
-
Seminários linguísticos: discurso, análise linguística, ensino e pesquisa"O livro não foi achado.
-
Línguas na web: links entre ensino e aprendizagemComo está a inserção da tecnologia nos cursos de Letras? O que se espera do professor nesse novo contexto? Ele continua ocupando o centro do palco ou sofre deslocamentos? Como enfrentar as crenças sobre aprendizagem on-line e as resistências de alguns alunos? Como os alunos percebem o uso do e-mail no ensino de uma língua estrangeira? Quais são as possibilidades do uso educacional das redes sociais? Essas e muitas outras questões são discutidas neste livro. Os textos desta coletânea reúnem uma grande variedade de temas, tais como o papel do professor na modalidade de ensino on-line; fóruns educacionais; elaboração de materiais didáticos; processo de construção de saberes mediado pelo computador; hipertextualidade, leitura hipertextual e construção de hipertextos; objetos de aprendizagem e repositórios virtuais; redes sociais; ambientes virtuais de aprendizagem; letramento digital e letramento crítico; wikis e Wikipedia; interação mediada por computador por meio do MSN Messenger, e-mail e chat.
-
Letramentos na web: gêneros, interação e ensino"Neste livro, Letramentos na web, os organizadores reúnem vários artigos baseados em pesquisas recentes sobre novos letramentos com focos em gêneros digitais, interação e ensino. Os trabalhos incluídos neste volume são resultados das reflexões produzidas pelos participantes do Grupo de Pesquisa Hiperged e dos alunos da Disciplina Letramentos na Web do Programa de Pós-graduação em Linguística da UFC e conta com a participação de Ilana Snyder da Monash University, Austrália. O volume privilegia temáticas variadas, desde o panorama das pesquisas sobre letramento digital no Brasil e Austrália até as questões fundamentais relativas ao uso das tecnologias no ensino de línguas. No conjunto, esta obra traz uma excelente contribuição a professores, pesquisadores e interessados em estudos de linguagens. Livro esgotado .
-
Programa e resumos do I Encontro de Pesquisa em Assú, Natal - RN"O livro não foi achado.
-
OLDs - Oficinas de Letramentos DigitaisÉ uma das ações extensionistas do Programa AMPLINKS (Código: n: HD . 2010 . PG . 0571) que se insere no grupo de pesquisa HIPERGED, do Programa de Pós- Graduação em Linguistica, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Neste grupo, doutorandos, mestrandos e bolsistas PIBIC e bolsistas de extensão estudam, em um projeto integrado, as relações entre linguagem, tecnologia e ensino. Esta equipe integrou a ação extensionista do AMPLINKS de 2012 chamada OFICINAS DE LETRAMENTO DIGITAL, ou apenas Projeto OLDs. Recebeu este nome porque consiste em um leque de atividades cujo objetivo principal é o de promover cenas de INCLUSÃO DIGITAL por um lado, de crianças e adolescentes que estudam em escolas públicas, mas que não têm acesso aos letramentos digitais e, por outro lado, de crianças e adolescentes que trabalham como flanelinhas no sinal em frente à Reitoria da UFC. Integrantes: Júlio Araújo (coordenador) Alcilene Aguiar Pimenta Leonel Andrade dos Santos Maria Camila Barros Alcântara Maria Janaína Gomes da Costa Messias Dieb Natália de Sousa Lopes
-
Ensino de Metodologia da Pesquisa CientíficaO projeto está vinculado à disciplina de Metodologia Científica oferecida pelo Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (Faced) da UFC. Esta disciplina busca propiciar habilidades para a realização de atividades de pesquisas acadêmicas com ênfase no âmbito educacional, preparando o alunado quanto à compreensão e produção de textos pertencentes a alguns dos gêneros mais praticados na esfera acadêmica e a apropriação das características e finalidades da pesquisa nas ciências sociais e humanas, bem como a elaboração e execução do projeto de pesquisa. Essa disciplina é importante para a finalização do curso de graduação em Pedagogia da Faced já que o aluno deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em forma de monografia, a qual requer toda a preparação que ela puder propiciar. É, pois, uma disciplina relevante na formação do estudante de qualquer área do conhecimento e mais especificamente na área da Educação, visando garantir-lhe o domínio de gêneros de textos acadêmicos e técnicas de investigação científica, no uso efetivo da língua portuguesa para atender as exigências da prática de escrita e da pesquisa no contexto acadêmico. Integrantes: Messias Dieb (coordenador) Beatriz Pereira da Silva Talita Freires de Carvalho Financiador: Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura
-
O ensino da língua portuguesa com base nos multiletramentos: os desafios dos professores em escolas públicas de Fortaleza - CEO objetivo deste projeto de pesquisa é discutir o modo como os professores de Língua Portuguesa nas escolas públicas municipais de Fortaleza-CE tem tematizado a diversidade de usos da linguagem, especialmente devido à proximidade dos estudantes com as mídias digitais. Esta proposta de pesquisa toma por fundamento o conceito de língua como interação (BAKHTIN, 1990;1992) e sugere os usos e o ensino desta, tanto na modalidade oral como principalmente na modalidade escrita, a partir de uma perspectiva social/discursiva (KLEIMAN, 1995; STREET, 2014) e dos Multiletramentos (ROJO; MOURA, 2012). Os sujeitos desta pesquisa serão até 10 (dez) professores de Língua Portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental em diferentes escolas públicas municipais do município de Fortaleza - CE. Os critérios de escolha para esses sujeitos, com os quais pretendemos realizar entrevistas semiestruturadas, serão basicamente dois: 1) ser professor de língua portuguesa e 2) dar aulas nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Fortaleza - CE. Integrantes: Messias Dieb (coordenador) Larissa Almeida Matheus Batista Mariano Financiador: Universidade Federal do Ceará
-
IEA: Introdução aos Estudos AcadêmicosNo atual Projeto Pedagógico dos Cursos de Pedagogia Diurno e Pedagogia Noturno da Faculdade de Educação (Faced) desta Universidade, a disciplina INTRODUCAO AOS ESTUDOS ACADEMICOS (IEA), em substituição à disciplina Metodologia Científica, continuará sendo ofertada pelo Departamento de Fundamentos da Educação. O objetivo é propiciar aos estudantes recém-ingressos nesses cursos algumas habilidades para a realização de atividades que exijam deles conhecimentos acerca dos letramentos acadêmicos, com base em aspectos relativos as principais teorias acerca dos gêneros textuais/discursivos. Além disso, busca oportunizar aos estudantes a compreensão sobre as principais etapas de elaboração e execução de um projeto de pesquisa, com base nas normas da ABNT e do Guia de Normalização de trabalhos acadêmicos da UFC. Nesse sentido, a disciplina tem a intenção de prepara-los para a compreensão e a produção de textos pertencentes a alguns dos gêneros mais praticados na esfera acadêmica e a apropriação das características e finalidades da pesquisa nas ciências sociais e humanas, como é o caso da Educação. O projeto, portanto, vinculado ao Programa de Iniciação à Docência da UFC (PID), visa o acompanhamento de bolsistas que ocorrerá processualmente durante os semestres letivos de 2019, especificamente por meio de reuniões quinzenais para estudo e orientação, objetivando: uma discussão sobre as atividades que serão desenvolvidas com os alunos, para que os bolsistas possam auxiliá-los quando apresentarem suas dúvidas; a orientação da produção de, pelo menos, um artigo científico ou um resumo expandido a ser submetido a um evento científico da área; a orientação da produção do relatório que será apresentado no Encontro de Iniciação à Docência em 2019. O acompanhamento dos bolsistas também será feito pela lista de discussão da disciplina (criada na ferramenta de grupo do Facebook e/ou WhatsApp), a fim de observar como eles estão gerenciando a mediação pedagógica também nesse espaço de aprendizagem. Integrantes: Messias Dieb (coordenador) Francisco Danrley Nascimento Alves Reubher Cesar Rodrigues Gomes Financiador: Universidade Federal do Ceará
-
Relações e saberes na escola: os sentidos do aprender e do ensinarEste livro pratica uma leitura em positivo, o que é uma exigência primordial e sine qua non da teoria da relação com o saber. Não diz o que falta aos alunos da escola rural ou da EJA ou aos que não conseguem ler ou aos que escrevem em internetês, mas qual é o seu mundo, qual é a sua atividade. [...] Os autores deste livro apropriaram-se do conceito de relação com o saber para levantarem novas questões, sem nunca considerá-lo como uma resposta. Isto me parece essencial: relação com o saber é uma nova abordagem das questões relacionadas à educação, à escolarização, à aprendizagem, não é, por si, uma resposta. (Bernard Charlot - Universidade de Paris 8/UFS) A relação com o saber situa o profissional de educação num patamar de produtor de saberes e sentidos fundados em uma racionalidade aberta à aprendizagem, à vida no mundo e do mundo, ou seja, numa racionalidade pedagógica. Essa relação com o saber produz significados na medida em que se torna uma prática social vivenciada, tanto na escola como nos outros espaços de formação para a vida no mundo. Esse, portanto, é o convite à reflexão que o livro Relações e saberes na escola: os sentidos do aprender e do ensinar propõe como contribuição ao projeto de “reinventar a Educação”. (Jacques Therrien - UFC/CNPq)
-
Linguagem & Educação: fios que se entrecruzam na escolaParece imensamente oportuno, pois, que se reforce o empenho pela pesquisa lingüística de diferentes fenômenos, nomeadamente quando tais fenômenos recobrem o domínio amplo e significativo do texto, do discurso e de suas múltiplas incursões. Essa pretensão está visivelmente presente no livro Linguagem e Educação: Fios que se entrecruzam na escola. O próprio título já aponta para a interdependência entre os que se cruzam, que se perpassam mutuamente. Na verdade, a proposta central do livro é por em destaque que não se pode pensar educação sem linguagem e que explorar a linguagem representa uma forma de desenvolver nas pessoas suas capacidades para compreenderem melhor o mundo e, assim, atuarem socialmente de forma ampla, crítica, participativa e adequada as situações concretas da interação social. Por isso, o livro está organizado para considerar, em primeiro lugar, a relação entre “práticas discurso e ensino”, em segundo, entre “literatura e ensino” e, por fim, entre “prática pedagógica e legislação educacional”, cumprindo, assim, de forma tão significativa, áreas ou perspectivas que transcendem em muito as estreitas visões da prescrição lingüística.
-
AMPLINKS - Ampliando LinksO Amplinks é um programa de extensão que objetiva promover e estudar as relações entre tecnologias digitais, ensino, letramentos e inclusão digital. Este programa se insere no grupo de pesquisa HIPERGED, do Programa de Pós- Graduação em Linguistica, do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Neste grupo, doutorandos, mestrandos e bolsistas PIBIC estudam, em um projeto integrado, as relações entre linguagem, tecnologia e ensino. A ação extensionista do AMPLINKS para 2012 consiste numa série de OFICINAS DE LETRAMENTO DIGITAL (OLDs) por meio das quais trabalhamos com diversas ferramentas de criação de histórias em quadrinhos virtuais. Integrantes:Júlio Araújo (coordenador) Leonel Andrade dos Santos Maria Camila Barros Alcântara Maria Janaína Gomes da Costa Messias Dieb Natália de Sousa Lopes
-
Metodologia CientíficaO projeto envolve as disciplinas Metodologia Científica, Pesquisa Educacional I e Estatística Aplicada à Educação que são oferecidas pelo Departamento de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação (Faced) da UFC, as quais buscam propiciar habilidades para a realização de atividades de pesquisas acadêmicas com ênfase no âmbito educacional, preparando o alunado quanto à compreensão e produção de textos pertencentes a alguns dos gêneros mais praticados na esfera acadêmica e a apropriação das características e finalidades da pesquisa nas ciências sociais e humanas, bem como a utilização da Estatística nas etapas de coleta, descrição, análise e interpretação de dados de pesquisa, leitura das informações obtidas da realidade empírica, elaboração e execução do projeto de pesquisa. Essas disciplinas são importantes para a finalização do curso de graduação já que o aluno deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso ? TCC que requer toda a preparação que as três disciplinas podem propiciar. São disciplinas relevantes na formação do estudante de qualquer área do conhecimento, no caso da primeira, e mais especificamente na área da Educação, visando garantir-lhe o domínio de gêneros de textos acadêmicos e técnicas de investigação científica, no uso efetivo da língua portuguesa para atender as exigências da prática de escrita e da pesquisa no contexto acadêmico, bem como, no caso das segunda e terceira, as quais propiciam ao aluno a instrumentalização complementar para a plena realização da pesquisa acadêmica, concatenando as abordagens qualitativas e quantitativas da pesquisa científica a bem da ampliação da produção do conhecimento. Integrantes: Messias Dieb (coordenador) Adriana Eufrásio Braga Sobral Andréa Borges Leão Camila Pinto Fernandes Cláudio de Albuquerque Marques Gabriela de Aguiar Carvalho Lo-Ruama Amaro de Oliveira Louise Anne de Santana Luzianne Inácio Albuquerque Pollyana Nobre Melo Talita Almeida Rodrigues
-
CELTA - Colóquio de Experiências de Letramentos e Textos AcadêmicosO CELTA é uma ação extensionista vinculada ao Programa AMPLINKS, do qual sou coordenador adjunto desde de 2010 e ao grupo de pesquisa Hiperged, do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC. O CELTA é um pequeno evento que visa a reunir alunos da graduação das instituições cearenses de ensino superior. O objetivo é discutir suas experiências com a escrita de gêneros acadêmica, como artigos científicos, resenhas, relatórios de estágio, monografias, projetos de pesquisa e tantos outros que ajudam a organizar as práticas e os letramentos acadêmicos na universidade. Integrantes: Messias Dieb (coordenador) Gabriela de Aguiar Carvalho Júlio César Araújo Lo-Ruama Amaro de Oliveira
bottom of page